Na sequência de todas as notícias divulgadas pela comunicação social dos últimos três dias, vimos relembrar que estão a acontecer inúmeros ataques aos sistemas informáticos, levando à perda total de dados, com enormes prejuízos.
Conselhos essenciais:
- Antivírus atualizados;
- Windows atualizado;
- Sistema de backup independente não ligado ao sistema (preferencialmente backup na cloud – ex: BackupCloudAstuto);
- Não abrir anexos nem aceder a links de emails que não conheça a proveniência e saiba objetivamente do conteúdo;
- Não abrir emails de remetentes suspeitos e desconhecidos.
A equipa astuto está totalmente disponível para verificar os sistemas instalados, aconselhar e ajudar a prevenir possíveis problemas desta natureza.
Segue abaixo informação técnica detalhada de aconselhamento disponibilizada pelo nosso parceiro de segurança ESET.
“Não abra emails suspeitos, grande quantidade de ameaças estão distribuir o ransomware “Jaff/WannaCryptor”
A ESET tem conhecimento que diversas propagações de ransomware divulgados por email que podem ser usados para introduzir ameaças no seu sistema.
A ESET identifica estas ameaças como Filecoder WannaCryptor e FileCoder.NLI (Jaff) e bloqueia-as bem como as suas variantes.
Os produtos ESET podem detectar e bloquear este malware. Recomendamos vivamente que sigas as sugestões abaixo para assegurar o maior nível de segurança do seu computador:
- Certifique-se que o ESET Live Grid está activado no seu produto ESET
- Certifique-se que o seu software ESET se encontra na versão mais recente e tem a última actualização de Base de Dados de Assinatura de Vírus
- Certifique-se que tem instaladas as mais recentes actualizações de sistema operativo. Poderá receber a actualização da vulnerabilidade usada por este ransomware executando a Actualização de Windows. Para mais informações acerca desta vulnerabilidade consulte este documento: Microsoft Security Bulletin MS17-010 – Critical.
- Não abra anexos de emails enviados por remetentes desconhecidos. Também recomendamos que evite abrir anexos não solicitados enviados por alguém que conhece e confia.
- Avise colegas que recebem frequentemente emails externos – por exemplo departamentos financeiros ou recursos humanos.
- Faça cópias de segurança dos seus dados (bakcups) com frequência. Na eventualidade de uma infecção este procedimento ajuda-lo-á a recuperar todos os dados. Não deixe o armazenamento externo usado para guardar as suas cópias de segurança ligado ao seu computador a fim de eliminar o risco de infecção das suas cópias de segurança (backups). Se o seu sistema necessitar de Actualizações do Windows para receber a correcção desta vulnerabilidade, crie novas cópias de segurança após a instalação desta correcção.
- Desabilite ou restrinja o acesso a Ambientes de Trabalho Remoto (Remote Desktop Protocol) (saiba mais em Remote Desktop Protocol best practices against attacks).
- Desabilite macros no Microsoft Office
Alerta ESET